
Karpat Online
O desafio
Meu papel
Cliente: Karpat Sociedade de Advogados   |   Ano: 2023
Atuação
Atuando como UX Designer eu fui responsável por identificar todos os problemas de usabilidade, realizar pesquisas com os usuários, testes e a criação de uma nova interface.
Introdução
O sistema permite que síndicos de condomínio, realizem o processo de abertura de chamados quando existe algum problema no condomínio. Após a abertura dos chamados, uma equipe de advogados inicia o processo e acompanha o chamado até o seu encerramento de forma 100% digital.
O Processo

Descoberta
Ao iniciar um novo projeto é normal que existam muitas dúvidas. A fase de descoberta é essencial para entender sobre a empresa, negócio, público alvo e objetivos.
Sobre a empresa Karpat

Essas sete perguntas podem me ajudar na gestão e planejamento do problema.

Esse processo além de ser muito útil para dar o pontapé inicial em projetos, também é uma ferramenta importante para acelerar o processo de discovery.
Entendendo o Problema
Pesquisa

Objetivos da pesquisa:
-
Entender como os usuários interagem com a plataforma.
-
Descobrir dificuldades de usabilidade e evitar ruídos.
-
Entender funções mais utilizadas e remover elementos desnecessários.
-
Melhorar o fluxo de navegação, tornando-o mais intuitivo.
Público-alvo:
-
Síndicos
-
Advogados
-
Administrador do sistema Karpat
Descobertas:
-
1. A visualização dos chamados gera dúvidas: o usuário nunca sabe se é sua vez de retornar o chamado. Não há uma indicação visual.
-
2. Funções básicas como excluir ou cancelar um chamado não existem;
-
3. Falta hierarquia visual: fontes, cores e espaçamentos.
-
4. Informações desnecessárias ou desabilitadas que confundem a navegação.
-
5. Arquitetura da informação confusa.
DEFINE
Collecting and categorize information from the Empathize phase
Após a pesquisa, chegou a fase de gerar ideias para solucionar os problemas.
Problem Statement
Problemas para resolver
-
1. A visualização dos chamados gera dúvidas: o usuário nunca sabe se é sua vez de retornar o chamado. Não há uma indicação visual.
-
2. Funções básicas como excluir ou cancelar um chamado não existem;
-
3. Falta hierarquia visual: fontes, cores e espaçamentos.
-
4. Informações desnecessárias ou desabilitadas que confundem a navegação.
-
5. Arquitetura da informação confusa.
Personas



How Might We
Crazy Eights
Geralmente temos uma forte tendência a escolher as primeiras ideias que temos, ao invés, de tomar um tempo para explorar abordagens complementares. Essa técnica é projetada justamente para combater esse padrão, pois ajuda o time a gerar muitas ideias, sem se preocupar com os detalhes ou implementação de qualquer ideia em particular.

IDEATE
Time to ideates solutions (there are no silly or wrong ideas)
Wireframes
Ao criar wireframes no papel, eu consigo expandir as possibilidades de interface e usabilidade. Esse exercício é de extrema importância para entender melhor sobre hierarquia de elementos, sempre focado nos objetivos dos usuários.
Os meus objetivos na criação dos wireframes foram:
- Avaliar a estrutura de páginas e telas;
- Compreender como as páginas relacionadas funcionam juntas (da perspectiva do usuário);
- Preparar um documento detalhado dos requisitos do projeto.



Dashboards - Entendendo mais
“Um painel é uma exibição visual das informações mais importantes necessárias para atingir um ou mais objetivos; consolidados e organizados em uma única tela para que as informações possam ser monitoradas rapidamente.”
Stephen Few
Essa citação me fez pesquisar as características principais para um dashboard de sucesso. Descobri que um dashboard deve ser:
Um bom painel exibe claramente as informações necessárias. Quando um usuário olha para o painel, ele deve ser capaz de entender o objetivo do painel nos primeiros 5 segundos. Ele não precisa ficar ali por alguns minutos apenas para entender o objetivo do painel.
Contém informações significativas. Informações significativas descrevem o que o designer deseja transmitir usando esse painel. A história por trás dos visuais do painel deve ser compreensível para o usuário.
Ótimos painéis exibem informações em um formato consistente. A consistência precisa ser cuidada para seu layout, organização e conteúdo.
Um painel complexo não cumpre o propósito de sua existência, que é apresentar informações complexas de forma simples. Se apresentar informações visualmente não simplificar, há um problema com o design do painel.

PROTOTYPE
Something tangible needs to be created (this will allow me to verify my idea in real life)
Mid-fidelity Wireframes



Creating a mid-fidelity wireframe was important because we were able to test with the HR team and candidates. After the tests, I made some improvements and adjusts to keep on with the final interface.
TEST
Verifying my idea in real life with actual users
User Interface
After the final validation of the wireframes, I finalized the creation of the visual interface by developing all the application’s screens and navigation.












THE RESULT
Goal accomplished!
The Results and metrics
Data were collected from the beginning of use of the platform/application between 2020 and 2022.



Since 2022, 100% process is being done through the app
Conclusion and lessons learned
What did I solve in this project?
What was the biggest learning experience?
Next steps

What are the goals for the future?
– RGIS hiring system based on the same app and platform
– News features on the platform
– Commercialize the system to other players