App Loc Intelligence

O que é LOC Intelligence?

É uma empresa de recuperação de crédito e de localização de veículos com pendências de pagamento.

O Desafio

Redesign do aplicativo, tornando-o mais intuitivo e de fácil utilização.

Papéis & Responsabilidades

Para quem

Esse é um projeto real desenvolvido para a empresa LOC Intelligence.

O meu papel

Trabalhei como UX Designer

Ano

2021

Contexto

Loc Intelligence foi desenvolvido para ajudar na recuperação judicial de veículos financiados. Os stakeholders decidiram que era hora de repensar a maneira em que os usuários interagiam com o app visando uma experiência mais fácil e intuitiva.

O Processo

Optei por usar a metodologia do DUPLO DIAMANTE onde poderemos descobrir muitas informações.

Metodologia Duplo Diamante

DISCOVER

Sobre o aplicativo

O que preciso resolver?

detetive

Imagine a seguinte situação:

Um cliente compra um veículo financiado e com o passar do tempo ele percebe que não consegue pagar o financiamento. Essa dívida persiste por muito tempo até o banco solicitar a apreensão do automóvel.

Com o aplicativo Loc Intelligence, o usuário que é chamado de Localizador, tem o papel de “detetive” para encontrar o veículo e criar um registro com fotos e anotações para a futura apreensão do automóvel.

O Problema

O que preciso resolver?

Após conversa com os steakholders,  e entender as rotinas do Localizador no aplicativo, identifiquei diversos problemas que estão comprometendo a experiência do usuário.

Interface confusa e fluxos de navegação
Com uma interface pouco intuitiva o aplicativo não possui uma hierarquia visual.
Copy com baixa qualidade
Muitos termos usados nesse segmento são desconhecidos para os Localizadores iniciantes
Funções ausentes
Criação de novas funções como: foto do veículo, placas favoritas, onboarding, entre outros.

Pesquisa

Iniciando o meu trabalho de "detetive"

detetive

O que eu sei

– Esse aplicativo é utilizado pelos chamado Localizadores, que trabalham como verdadeiros detetives, pois o objetivo deles é localizar veículos (placas), que são inseridas diariamente por escritórios de cobrança no aplicativo;

– Através de estatísticas enviadas pelo cliente sabemos que o horário de pico de acesso pelos Localizadores é no horário do almoço (12h);

– O Localizador é vidrado em placas, ou seja, o que incentiva a “caça” ao veículo alvo são as placas apresentadas no app;

– O Localizador não costuma dar feedbacks sobre os seus contratos (andamento da busca ao veículo) ao escritório;

– O Localizador é uma pessoa difícil de achar para contratação, pois realmente exerce uma função de detetive, muitas vezes trabalha a noite, final de semana, sobe um muro para ver o veículo, fotografa, usa rastreadores e em alguns casos utiliza drones;

– Atualmente o app tem 1200 usuários cadastrados com uma média de 400 usuários utilizando por mês;

O que eu não sei

– O processo de registro e acompanhamento de diligência está bem claro para o Localizador?

– O que motiva o Localizador a dar um feedback sobre a sua diligência?

Quais as dores do cliente?

Um pesquisa feita com usuários do app foram identificadas as seguintes dores:

Resumo Pain Points do LOCALIZADOR:

– As conversas do depto. de cobrança com o financiado, pois nela pode ter algum dado relevante que possamos utilizar para a localização do bem, como, vendeu para 3º, ou vendi para a pessoa tal, com o nome completo a gente pode puxar algum endereço deste 3º
– Gostariam de receber fichas/contratos ser serem solicitadas (fichas dos escritórios)
– Gostariam que fosse informado o nome do oficial de justiça que está com o mandado.
– Só consigo selecionar 1 escritório por vez, gostaria de procurar em toda as bases de escritórios
– Mostrar uma foto do veículo iria facilitar a busca

Sobre o Negócio

Aplicativo Loc Intelligence

O aplicativo Loc Intelligence foi desenvolvido para ajudar na recuperação judicial de veículos financiados. Atualmente conta com uma base de 1.200 usuários, em 2020 decidiu que era hora de repensar a maneira em que os usuários interagiam com o app visando uma experiência mais fácil e intuitiva.

Recuperadoras de Crédito: O que são?

São empresas ou escritórios responsáveis pela reparação inadimplências. Inadimplência, por sua vez, é o fato que se dá quando uma das partes de uma negociação não cumpre com o que havia sido acordado. No comércio, o mais comum é a inadimplência ocorrer através do atraso no pagamento de determinada dívida.

Qual o problema o produto resolve?

O Aplicativo LOC INTELLIGENCE é uma ferramenta voltado para empresas de recuperação de crédito e de localização veicular. Essa ferramenta permite o controle de veículos com débitos serem localizados para uma futura apreensão.

Principais Funções

– Consulta de Placas de Veículos
– Controle de Diligências
– Contratos
– Pós-apreensão

Principais Players de Mercado

– Omni Hunter
– Ads localiza
– Black Loc

Entrevista com Stakeholders

Funções para aplicar

Na entrevista foram passadas as seguintes informações/melhorias na interface:

– CONTRATOS, PLACAS E FAVORITOS – são os PRINCIPAIS ITENS do aplicativo;
– Precisa haver uma diferenciação de placas novas (Mercosul) e antigas (rever com cliente)
– Uma função que seria útil é a favoritação de placas pelo Localizador e favoritação pelo escritório;
– Exibição completa de quantos contratos o Localizador tem na cidade (mapa). Ex: quantos contratos eu tenho em Salto? Clicar e ver a placa, tipo de veiculo);
– Tela para melhorar: PLANEJAR DILIGÊNCIA (ex: se tiver 20 diligências) (dica como quer: icarros)
– Banner em destaque na tela inicial: campanhas em destaque> ex: Recuperação de R$ 700 para R$ 1.000
– Em contrato: incentivar Localizador a registrar a diligência: ir no endereço, falar que foi e dar um feedback: Dashboard: x contratos sem registro…esse contato está há 30 dias sem registro…
– Prática comum quando o veículo é apreendido: subiuuuu no guincho (foto com fantasma na placa)
– filtro na tela: MINHAS DILIGÊNCIAS
– tela MEUS PAGAMENTO será MINHAS APREENSÕES

Dúvidas sobre o app

Após uma análise mais aprofundada do aplicativo, levantei algumas dúvidas técnicas e abaixo estão as respostas dos stakeholders:

– Como o usuário se cadastra? Deverá ter uma tela para o cadastro ou será feito somente pelo admin da LOC Intelligence?
– Pode me explicar um pouco sobre os OLHEIROS? Qual o papel deles no app?
– Somente os Localizadores acessam o app? Os escritórios tem acesso ao sistema via web?
– Quais os principais concorrentes?
– Como funciona o PLANEJADOR DE DILIGÊNCIAS?

Usuários

Características dos Usuários do Aplicativo

Esse aplicativo é utilizado pelos chamado LOCALIZADORES, cuja as características são:

Faixa Etária

Idade: de 30 a 35 anos até 65 anos

Escolaridade

Autônomos, pouco estudo, possuem moto como veículo de trabalho.

Classe Social

A maior taxa de usuários são da classe C, D e E.

Tecnologia

Pouco conhecimento tecnológico.

Benchmarking

Conclusões do Benchmarking

Algumas das conclusões que pude tirar através da análise do benchmarking:

– Alguns termos são bem específicos para o negócio. Para um novo usuário (Localizador) que nunca utilizou o aplicativo esses termos podem parecer confusos. (ex: Diligências, garantias);

– Ao pesquisar por uma placa de automóvel, as informações sobre o contrato (apreensão) estão muito confusas sem um hierarquia visual. Os ícones de copiar o texto podem confundir o usuário pois podem passar a impressão que irão abrir um nova página;

– O menu com os itens “Contrato”, “Endereços”, “Operação”, “Chat” e “Pesquisas” estão apresentados de forma bem discreta no final da tela;

– Os espaçamentos das informações em todo o aplicativo estão confusos, sem uma margem e alinhamento;

– A função mais importante para o Localizador: REGISTRAR DILIGÊNCIA está em segundo plano. Ou seja, precisamos navegar até o item ENDEREÇOS para iniciar uma nova diligência;

– O link de impressão do documento, função importante para o Localizador, está sendo apresentado discretamente no topo da página da diligência;

– As informações sobre o veículo não parece estar na ordem de importância.

DEFINE

Persona

Por que é importante criar uma PERSONA para o projeto?

Os principais motivos são:

– Determinar o tipo de conteúdo que precisamos para atingir os nossos objetivos;
– Definir o tom e o estilo que iremos usar no app;

Persona

Pesquisa com Usuários

Pesquisas realizadas pela Loc Intelligence

Foram realizadas pesquisas quantitativas para descobrir os pontos negativos no aplicativo atual.

Objetivos

Qual o principal objetivo do aplicativo?

O objetivo principal do usuário é controlar todo o processo de investigação até a apreensão do veículo.

A motivação financeira é o principal foco do Localizador. Em pesquisa feita pela empresa, cerca de 30% do usuários utilizam aplicativos da concorrência.

Qual o objetivo/foco do usuário? O que atrai o Localizador a utilizar o app?

O objetivo principal do usuário é controlar todo o processo de investigação até a apreensão do veículo.

A motivação financeira é o principal foco do Localizador. Em pesquisa feita pela empresa, cerca de 30% do usuários utilizam aplicativos da concorrência.

Problema a ser Resolvido e Hipóteses de Solução

O Problema

Os principais problemas identificados na pesquisa feita foram:

– Os Localizadores não recebem ou não identificam os contratos no app;
– Os Localizadores não costumam dar feedback aos escritórios;
– Falta de hierarquia estão causando interferências no layout atual;
– Falta uma explicação sobre os termos técnicos e como utilizar o aplicativo para o usuário inicial.

Motivo

O aplicativo Loc Intelligence apresenta tudo que o Localizador precisa para realizar o seu trabalho, no entanto está faltando coerência na ordem das informações, e a falta de contratos enviados pelos escritórios e isso faz com que as pessoas gastem um tempo maior para interpretar a dinâmica do site.

Um dos fatores que me levaram a esse problema foi o fato de que as maiores dificuldades identificadas na pesquisa com usuários estavam relacionadas à expressões como: não recebo contratos

Pergunta foco para nortear o trabalho

Como eu posso melhorar a experiência do usuário para que ele interprete a aplicativo mais rapidamente e consiga atingir o seu objetivo?

Hipóteses de solução

– O Localizador não costuma dar feedbacks ao escritório: por que o aplicativo não incentiva ou por que é um costume dele?

– Fazer uma revisão nos textos do app para ver se há a oportunidade de melhorar e deixar mais clara as informações?

– Inserir tutoriais e legendas seria uma boa opção?

DEVELOP

Visual Design

Paleta de Cores

Utilizei a cor azul e verde pois são as cores predominantes da Loc Intelligence.

A cor azul eu notei através do moodboard que é uma cor que na maioria dos casos cria um bom contraste nas imagens. Em boa parte das imagens que coletei no moodboard havia tons de azul em alguma parte. Utilizei o azul para destacar o CTA.

Também pude notar analisando alguns sites de diferentes segmentos que a cor azul é bem comum de se utilizar em botões CTA.

O branco foi utilizado para dar contraste na tipografia.

Loc Intelligence componentes
Paleta de Cores

Moodboard

Referências Visuais

Para fazer esse moodboard tomei como base as seguintes palavras para nortear minha pesquisa:

Digital; Tecnologia; Moderno; Agradar; Confiança; Segurança.

Wireframes

Wireframes de baixa fidelidade

Loc Intelligence Sketch

Wireframes de alta fidelidade

Desenvolvi o wireframe de média fidelidade pensando no conceito de Content First e isso me poupou um tempo enorme no momento em que fui começar a trabalhar nas cores do layout.

Loc Intelligence Wireframe

DELIVER

Protótipo final

Telas e fluxos de navegação

Loc Intelligence Protótipo

A versão antiga do aplicativo apresentava muitas inconsistências e problemas de hierarquia visual, confundindo o seus usuários.

Ao criar uma interface mais intuitiva e moderna, a navegação se tornou simples e intuitiva, fazendo com que o localizador (usuário do app), reduza drasticamente o desgaste mental para realizar as tarefas do dia a dia.

DEFINE

Sobre o aplicativo

O que preciso resolver?

Imagine a seguinte situação:

Um cliente compra um veículo financiado e com o passar do tempo ele percebe que não consegue pagar o financiamento. Essa dívida persiste por muito tempo até o banco solicitar a apreensão do automóvel.

Com o aplicativo Loc Intelligence, o usuário que é chamado de Localizador, tem o papel de “detetive” para encontrar o veículo e criar um registro com fotos e anotações para a futura apreensão do automóvel.

O Problema

O que preciso resolver?

Após conversa com os steakholders,  e entender as rotinas do Localizador no aplicativo, identifiquei diversos problemas que estão comprometendo a experiência do usuário.

Problema 1
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Problema 2
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Problema 3
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DEVELOP

Sobre o aplicativo

O que preciso resolver?

Imagine a seguinte situação:

Um cliente compra um veículo financiado e com o passar do tempo ele percebe que não consegue pagar o financiamento. Essa dívida persiste por muito tempo até o banco solicitar a apreensão do automóvel.

Com o aplicativo Loc Intelligence, o usuário que é chamado de Localizador, tem o papel de “detetive” para encontrar o veículo e criar um registro com fotos e anotações para a futura apreensão do automóvel.

O Problema

O que preciso resolver?

Após conversa com os steakholders,  e entender as rotinas do Localizador no aplicativo, identifiquei diversos problemas que estão comprometendo a experiência do usuário.

Problema 1
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Problema 2
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Problema 3
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DELIVER

Sobre o aplicativo

O que preciso resolver?

Imagine a seguinte situação:

Um cliente compra um veículo financiado e com o passar do tempo ele percebe que não consegue pagar o financiamento. Essa dívida persiste por muito tempo até o banco solicitar a apreensão do automóvel.

Com o aplicativo Loc Intelligence, o usuário que é chamado de Localizador, tem o papel de “detetive” para encontrar o veículo e criar um registro com fotos e anotações para a futura apreensão do automóvel.

O Problema

O que preciso resolver?

Após conversa com os steakholders,  e entender as rotinas do Localizador no aplicativo, identifiquei diversos problemas que estão comprometendo a experiência do usuário.

Problema 1
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Problema 2
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Problema 3
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Aplicativo Final

Conclusão e aprendizados

O que eu resolvi nesse projeto?

Eu acredito que após a implantação do novo design no aplicativo, a agilidade de uso do app vai aumentar, bem como o nível de aprendizado de novos usuários.

O redesign tornou o aplicativo mais intuitivo e de fácil entendimento.

Qual foi o maior aprendizado?

O maior aprendizado nesse projeto foi escutar o usuário e entender as suas dificuldades para poder criar uma solução sob medida.

Matriz - Cajuru/SP

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1 Computador

+

3 Celulares

Plano sugerido

50 MEGA

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