App Loc Intelligence

O que é LOC Intelligence?

É uma empresa de recuperação de crédito e de localização de veículos com pendências de pagamento.

O Desafio

Redesign do aplicativo, tornando-o mais intuitivo e de fácil utilização.

Meu papel

Client: Loc Intelligence   |   Ano: 2021

Contexto

O aplicativo Loc Intelligence foi desenvolvido para ajudar na recuperação judicial de veículos financiados.

As recuperadoras de crédito (bancos, empresas ou escritórios) enviam fichas de automóveis para o aplicativo. Após isso, é iniciado um processo de busca do veículo para a apreensão.

Objetivos do Projeto

Os stakeholders decidiram que era hora de repensar a maneira em que os usuários interagiam com o app visando uma experiência mais fácil e intuitiva.

Meu papel

UI/UX Designer

DISCOVER

Pesquisa

Iniciando o meu trabalho de "detetive".

Para iniciar o projeto, é importante saber mais sobre o negócio, seus objetivos e usuários. Realizei uma pesquisa para entender a fundo sobre como podemos melhorar a interface coletando dados importantes.

Sobre o app

detetive

Imagine a seguinte situação:

Um cliente compra um veículo financiado e com o passar do tempo ele percebe que não consegue pagar o financiamento. Essa dívida persiste por muito tempo até o banco solicitar a apreensão do automóvel.

Com o aplicativo Loc Intelligence, o usuário que é chamado de Localizador, tem o papel de “detetive” para encontrar o veículo e criar um registro com fotos e anotações para a futura apreensão do automóvel.

Entrevista com Stakeholders

Conversando com os steakholders, entendi as rotinas do Localizador no aplicativo e identifiquei diversos problemas que estão comprometendo a experiência do usuário.

Foram relatadas algumas melhorias desejadas para a nova versão da interface:
  • Os itens: CONTRATOS, PLACAS E FAVORITOS são as principais funções do aplicativo.

  • Uma função que seria útil é a favoritação de placas pelo Localizador e favoritação pelo escritório.

  • Exibição completa de quantos contratos o Localizador tem na cidade com o uso de mapa.

  • A área PLANEJAR DILIGÊNCIA está confusa para os usuários e não mostra todas as diligências (investigações).

  • Gostaríamos de melhorar a área de destaque (banner) na tela inicial onde realizamos campanhas para incentivar a busca e apreensão.

  • Na área CONTRATO: incentivar o Localizador a registrar a diligência e dar feedback sobre a mesma.

  • Melhoria do filtro de informações na área DILIGÊNCIAS.

detetive

O que eu sei

– Esse aplicativo é utilizado pelos chamado Localizadores, que trabalham como verdadeiros detetives, pois o objetivo deles é localizar veículos (placas), que são inseridas diariamente por escritórios de cobrança no aplicativo;

– Através de estatísticas enviadas pelo cliente sabemos que o horário de pico de acesso pelos Localizadores é no horário do almoço (12h);

– O Localizador é vidrado em placas, ou seja, o que incentiva a “caça” ao veículo alvo são as placas apresentadas no app;

– O Localizador não costuma dar feedbacks sobre os seus contratos (andamento da busca ao veículo) ao escritório;

– O Localizador é uma pessoa difícil de achar para contratação, pois realmente exerce uma função de detetive, muitas vezes trabalha a noite, final de semana, sobe um muro para ver o veículo, fotografa, usa rastreadores e em alguns casos utiliza drones;

– Atualmente o app tem 1200 usuários cadastrados com uma média de 400 usuários utilizando por mês;

O que eu não sei

– O processo de registro e acompanhamento de busca de veículos está bem claro para o Localizador?

– O que motiva o Localizador a dar um feedback sobre a sua diligência?

Pesquisa Quantitativa

Utilizamos estas pesquisas para diferentes finalidades: identificar necessidades de usuários, avaliar intenções de uso, mensurar satisfação e qualidade de uso, identificar problemas de usabilidade, entre outros.

Realizamos uma pesquisa com os Localizadores (usuários do app que localizam automóveis) e escritórios, e recebemos 65 respostas. A partir disso começamos a delinear e detalhar nosso problema, trocando nossas suposições por certezas e tornando mais claras as nossas dúvidas.

Principais descobertas

  • Os localizadores gostariam de receber mais fichas/contratos dos escritórios sem precisar solicitar a todo o momento.

  • Gostariam que fosse informado o nome do oficial de justiça que está com o mandado.

  • Não tem uma foto ou referência visual do modelo de veículo que precisam investigar, dificultando a sua busca.

  • Eles só conseguem selecionar um escritório por vez, e sentem falta da pesquisa em toda as bases de escritórios.

  • 89,7% dos entrevistados acreditam que quanto maior o retorno sobre as diligências maior será o grau de confiança na empresa de localização.

  • 79,5% dos feedbacks dos Localizadores são feitos por Whatsapp

  • O critério mais importante para o escritório enviar novos contratos aos Localizadores é: Quem apreende mais veículos (51,3%).

  • O critério mais importantes para o escritório enviar casos de alto valor é: Quem mais envia feedback sobre as diligências (68,4%)

Usuários

Características dos Usuários do Aplicativo

Esse aplicativo é utilizado pelos chamado LOCALIZADORES, cuja as características são:

Faixa Etária
Idade: de 30 a 35 anos até 65 anos

Escolaridade
Autônomos, pouco estudo, possuem moto como veículo de trabalho.

Classe Social
A maior taxa de usuários são da classe C, D e E.

Tecnologia
Pouco conhecimento tecnológico.

Benchmarking

app loc intelligence
app loc intelligence
app loc intelligence
Telas do aplicativo Loc Intelligence

Algumas das conclusões que pude tirar através da análise do benchmarking:

– Alguns termos são bem específicos para o negócio. Para um novo usuário (Localizador) que nunca utilizou o aplicativo esses termos podem parecer confusos. (ex: Diligências, garantias);

– Ao pesquisar por uma placa de automóvel, as informações sobre o contrato (apreensão) estão muito confusas sem um hierarquia visual. Os ícones de copiar o texto podem confundir o usuário pois podem passar a impressão que irão abrir um nova página;

– O menu com os itens “Contrato”, “Endereços”, “Operação”, “Chat” e “Pesquisas” estão apresentados de forma bem discreta no final da tela;

– Os espaçamentos das informações em todo o aplicativo estão confusos, sem uma margem e alinhamento;

– A função mais importante para o Localizador: REGISTRAR DILIGÊNCIA está em segundo plano. Ou seja, precisamos navegar até o item ENDEREÇOS para iniciar uma nova diligência;

– O link de impressão do documento, função importante para o Localizador, está sendo apresentado discretamente no topo da página da diligência;

– As informações sobre o veículo não parece estar na ordem de importância.

DEFINE

Persona

A partir dessa etapa, consegui identificar quais os objetivos, comportamentos e dores dos nossos usuários, e partir disso criei uma persona que representa os padrões encontrados na etapa de descoberta:
Persona

Pesquisa com Usuários

Foram realizadas pesquisas quantitativas para descobrir os pontos negativos no aplicativo atual.

Qual o principal objetivo do aplicativo?

O objetivo principal do usuário é controlar todo o processo de investigação até a apreensão do veículo.

Qual o objetivo/foco do usuário? O que atrai o Localizador a utilizar o app?

A motivação financeira é o principal foco do Localizador. Em pesquisa feita pela empresa, cerca de 30% do usuários utilizam aplicativos da concorrência.

Problema a ser Resolvido e Hipóteses de Solução

Interface confusa e fluxos de navegação
Com uma interface pouco intuitiva o aplicativo não possui uma hierarquia visual.
Copy com baixa qualidade
Muitos termos usados nesse segmento são desconhecidos para os Localizadores iniciantes
Funções ausentes
Criação de novas funções como: foto do veículo, placas favoritas, onboarding, entre outros.

O Problema

Os principais problemas identificados na pesquisa feita foram:

– Os Localizadores não recebem ou não identificam os contratos no app;
– Os Localizadores não costumam dar feedback aos escritórios;
– Falta de hierarquia estão causando interferências no layout atual;
– Falta uma explicação sobre os termos técnicos e como utilizar o aplicativo para o usuário inicial.

Motivo

O aplicativo Loc Intelligence apresenta tudo que o Localizador precisa para realizar o seu trabalho, no entanto está faltando coerência na ordem das informações, e a falta de contratos enviados pelos escritórios e isso faz com que as pessoas gastem um tempo maior para interpretar a dinâmica do site.

Um dos fatores que me levaram a esse problema foi o fato de que as maiores dificuldades identificadas na pesquisa com usuários estavam relacionadas à expressões como: não recebo contratos

Pergunta foco para nortear o trabalho

Como eu posso melhorar a experiência do usuário para que ele interprete a aplicativo mais rapidamente e consiga atingir o seu objetivo?

Hipóteses de solução

– O Localizador não costuma dar feedbacks ao escritório: por que o aplicativo não incentiva ou por que é um costume dele?

– Fazer uma revisão nos textos do app para ver se há a oportunidade de melhorar e deixar mais clara as informações?

– Inserir tutoriais e legendas seria uma boa opção?

DEVELOP

Visual Design

Paleta de Cores

Utilizei a cor azul e verde pois são as cores predominantes da Loc Intelligence.

A cor azul eu notei através do moodboard que é uma cor que na maioria dos casos cria um bom contraste nas imagens. Em boa parte das imagens que coletei no moodboard havia tons de azul em alguma parte. Utilizei o azul para destacar o CTA.

Também pude notar analisando alguns sites de diferentes segmentos que a cor azul é bem comum de se utilizar em botões CTA.

O branco foi utilizado para dar contraste na tipografia.

Loc Intelligence componentes
Paleta de Cores

Moodboard

Referências Visuais

Para fazer esse moodboard tomei como base as seguintes palavras para nortear minha pesquisa:

Digital; Tecnologia; Moderno; Agradar; Confiança; Segurança.

Wireframes

Wireframes de baixa fidelidade

Loc Intelligence Sketch
Clique na imagem para ver os detalhes

Wireframes de alta fidelidade

Desenvolvi o wireframe de média fidelidade pensando no conceito de Content First e isso me poupou um tempo enorme no momento em que fui começar a trabalhar nas cores do layout.

Loc Intelligence Wireframe
Clique na imagem para ver os detalhes

DELIVER

Protótipo final

Telas e fluxos de navegação

Loc Intelligence Protótipo
Clique na imagem para ver os detalhes

A versão antiga do aplicativo apresentava muitas inconsistências e problemas de hierarquia visual, confundindo o seus usuários.

Ao criar uma interface mais intuitiva e moderna, a navegação se tornou simples e intuitiva, fazendo com que o localizador (usuário do app), reduza drasticamente o desgaste mental para realizar as tarefas do dia a dia.

User Interface

A nova interface foi desenvolvida com fluxos mais fáceis e simples para os usuários, agilizando a navegação.

App Loc Intelligence
App Loc Intelligence
App Loc Intelligence
App Loc Intelligence
App Loc Intelligence
App Loc Intelligence
App Loc Intelligence
App Loc Intelligence

Resultado Final

Conclusão e aprendizados

O que eu resolvi nesse projeto?

Loc Intelligence foi desenvolvido para ajudar na recuperação judicial de veículos financiados.

Qual foi o maior aprendizado?

Os stakeholders decidiram que era hora de repensar a maneira em que os usuários interagiam com o app visando uma experiência mais fácil e intuitiva.

Matriz - Cajuru/SP

Rua Tristão José de Carvalho, 476 – Centro | Cajuru/SP – CEP 14240-000

(16) 3667-4466

(16) 99405-8008

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3 Celulares

Plano sugerido

50 MEGA

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